UNIVERITAS | Ser Educacional
10 Janeiro
PEDAGOGIA
Neuropsicopedagogia e a aprendizagem
Autor: Maria Ceri
A Neuropedagogia tem como objetivo entender e estudar os fundamentos teóricos acerca do sistema nervoso e do seu desenvolvimento e as inúmeras etapas que ocorrem quando o ser humano aprende

Você já ouviu falar em Neuropedagogia ou Neuropsicopedagogia? Pois bem, esse é um novo ramo na Pedagogia que une outras áreas como a Psicologia e a NeuroPsicologia que estuda o sistema nervoso a sua influência no comportamento humano com base na experiência da aprendizagem.

A Neuropedagogia tem como objetivo entender e estudar os fundamentos teóricos acerca do sistema nervoso e do seu desenvolvimento e as inúmeras etapas que ocorrem quando o ser humano aprende. Essa ciência busca entender como acontecem no processo de aprendizado a aquisição de várias habilidades, como: intelectuais, sensoriais, emocionais e psicológicas que favorecem o ato de aprender. Entender o cérebro humano e como ele funciona facilita o entendimento dos processos de aprendizagem e seus desafios. Por isso, a importância dessa nova área para a Educação.  nessa área.

Sabemos que somos seres complexos que integram várias dimensões, como a social, a afetiva, a histórica, a cognitiva, a emocional...e conseguir harmonizar todas essas dimensões na hora do aprendizado é realmente um grande desafio. Por essa razão, a Educação do Século XXI já preconiza que o aluno precisa ser envolvido no processo educacional e exposto a conteúdos que trabalhem os 4 pilares que são:

Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Aprender a Conhecer

 

Nesse sentido, aprender não é apenas memorizar mas se desenvolver como ser humano e pode construir uma comunidade colaborativa, justa e ética.

O que você pensa sobre isso?

 

Comentários