UNIVERITAS | Ser Educacional
26 Junho
Rio de Janeiro
Formação de Professores Pós-Pandemia: intercorrências e Possibilidades
Autor: Maria Ceri
Confira

Quantos desafios a serem enfrentados na formação de professores num contexto de pós-pandemia! Especialmente desafior e necessário é o debate sobre a formação de professores intelectuais, capazes de discernirem o que estão fazendo, por quê estão fazendo e pra quem estão fazendo.  A Didática preconiza, nesse sentido, que se considere a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem.

Nesse contexto é preciso refletir sobre quem são os sujeitos em formação: estudantes perpassados por condições socioculturais diversas e mobilizados à compreensão da educação num contexto inédito e historicamente situado. É preciso refletir sobre a limitação de se culpabilizar o professor pelas mazelas na educação, bem como de se apostar em soluções "inovadoras" subjacentes apenas aos elementos internos do processo ensino-aprendizagem, quando é preciso situar esse processo em suas múltiplas dimensões. Esse debate foi empreendido no dia 12/06/2020, em live conjunta dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Univeritas/Rio, pelos coordenadores Saraa Mól e Pedro Henrique Castro, respectivamente. 

Os coordenadores em pauta destacaram a potencialidade da disciplina de Tópicos Integradores de ambos os cursos para a compreensão multidimensional do objeto concernente a cada curso. No caso do curso de Pedagogia, tem sido empreendido uma esforço no sentido de mobilizar conhecimentos múltiplos com vistas à compreensão de problemas da realidade educacional, de forma reflexiva e crítica.

Alunos e alunas são convidado(a)s a lançar não de uma compreensão multidimencional do objeto da Pedagogia: a educação, em sua complexidade, propondo intervenções que considerem a relação entre educação e sociedade, compreendendo a educação como determinante e determinada nesse contexto. 

Os cursos pretendem prosseguir nessas problematizações e, no âmbito do de Pedagogia,  tem sido empreendido um esforço para suscitar a reflexão acerca do lugar ocupado pelo professor na sociedade, problematizando a responsabilização dos professores frente às mazelas sociais, suscitando sua formação intectual, o que torna-se bastante desafiador frente ao lugar forjado pra ele no contexto das concepções pedagógicas contemporâneas.

Tendo em mente tais desafios, o curso de Pedagogia reforça a importância de uma formação reflexiva, sobre o que continuaremos a conversar em novas oportunidades!

Comentários