UNIVERITAS | Ser Educacional
19 Setembro
Belo Horizonte
Processo eleitoral em foco
Autor: Samara Coelho

A coordenação do curso de Direito da Uninassau/Univeritas de Belo Horizonte convida toda a comunidade Belo Horizontina a participar do evento: "Processo Eleitoral e Democracia em Foco", a ser realizado nos dias 22 e 23 de Setembro, no auditório da instituição, a partir das 19h.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 21/09, por meio do link.

Os participantes podem encaminhar perguntas a serem realizados no debate para o email: nunorebello@hotmail.com com o assunto: PERGUNTA DEBATE UNINASSAU. O participante deve no corpo do email colocar seu nome, instituição/curso e descrever a pergunta. Não serão aceitas perguntas anônimas. No dia do debate, as perguntas sorteadas serão lidas e o nome do inquiridor, mencionado.

O evento é uma proposta acadêmica que tem por objetivos demonstrar a importância da participação popular na política, em todas as suas formas, especialmente a importância do voto, de modo a propiciar a constatação de que a democracia madura passa pela educação da população, criando consciência cívica de cidadania. Desse modo, o evento proposto dará a oportunidade aos discentes e demais participantes de conhecerem candidatos de diferentes vertentes políticas, demonstrando que o debate político é saudável para a democracia e que todas as linhas políticas devem ser debatidas e questionadas como forma de fortalecimento da própria democracia, que prima pela participação e inclusão de todos.

Desse modo, o evento foi planejado para ser desenvolvido em duas etapas. A primeira, consistirá num seminário, com cunho explanativo e analítico-crítico sobre o processo eleitoral e a democracia brasileira. O segundo momento, por sua vez, consistirá na realização de um debate na instituição, entre alguns candidatos que concorrem à vaga no legislativo estadual e federal, nas eleições desse ano, de modo a propiciar a oportunidade dos participantes de lançarem questões sobre seus projetos políticos, bem como de analisarem o debate entre eles. Desse modo, o evento contribui para a educação política e cidadã dos participantes, e oportuniza o acesso ao ambiente de disputa eleitoral em período de campanha, que é propício para consolidar os conceitos democráticos, dar espaço para o debate saudável e plural de ideias, expondo as mais variadas vertentes. É oportunidade do aluno ter sua própria percepção, de refletir o ganho acadêmico da sua jornada e se inspirar em perfis atuantes no cenário político, constatando a existência de espaço para se expressar politicamente e de se sentir incluído no processo eleitoral.

Para a composição dos candidatos que ser farão presentes, foram adotados os seguintes critérios:

  1. Critérios Objetivos: (i) ser candidato ao cargo eletivo de Deputado Estadual ou Federal por Minas Gerais; (ii) não ter vínculo com a IES; 
  2. Critérios de Diversidade: (i) candidatos com histórico pessoal distinto; (ii) candidatos com propostas distintas; (iii) candidatos de linha política distinta.
  3. Critérios de atendimento à inclusão política: (i) entre os candidatos participantes, garantir a presença de representantes de setores da sociedade de necessitam de políticas de inclusão e/ou reafirmação na disputa eleitoral, tais como candidatos mulheres, negros, entre outros.

Obs.1: quanto aos critérios não haverá juízo de valores ou de preferências dos organizadores, restando como único ponto norteador, garantir a participação de candidatos de diferentes vertentes para oportunizar ao acadêmico o acesso aos diferentes vieses político.

Obs.2: serão convidados candidatos com os seguintes perfis: (a) candidata mulher; (b) candidato negro; (c) candidato de esquerda; (d) candidato de centro; (e) candidato de direita. A composição dos participantes dependerá da resposta e do aceite, ficando, portanto, a paridade das vertentes políticas sujeita a essas respostas.

Dúvidas ou informações: direito.bh@univeritas.com

 

Galeria: 

Comentários